A Polícia Penal do Paraná recebeu um grande reforço em viaturas, armamentos, cães e equipamentos durante a abertura do Verão Maior Paraná, na sexta-feira (19). Os novos recursos passam a integrar de forma permanente a estrutura da instituição e também vão fortalecer o trabalho no período de maior movimento no Litoral.
Segundo o diretor de segurança da Polícia Penal, Marcos de Paula, “Os investimentos ampliam o monitoramento, a segurança das unidades prisionais, as ações de escolta e o enfrentamento a ilícitos, especialmente o uso de drones no sistema penal.” O valor total destinado pelo Governo do Estado à corporação chega a R$ 12 milhões.
A frota recebeu três viaturas Canil, adaptadas para o transporte seguro de cães operacionais, duas viaturas RAM para o Setor de Operações Táticas e seis Trailblazer 4×4, preparadas para o transporte de custodiados e atuação em diferentes tipos de terreno. O armamento foi reforçado com 2.900 pistolas 9mm modelo Glock, que serão usadas em escoltas, intervenções e na proteção das unidades prisionais.
O canil da Polícia Penal também foi ampliado com quatro novos cães operacionais. Sirius atuará na proteção e patrulhamento, enquanto Orfeu, Ravenna e Zorro serão utilizados como cães de detecção em ações especializadas contra ilícitos.
Entre os equipamentos entregues estão uma estação de energia portátil para operações externas, quatro tablets para uso em campo, 4.200 algemas, 60 magnificadores ópticos e 330 miras optrônicas para aumentar a precisão em ações táticas. A corporação também recebeu dois detectores de drones, 15 drones, além de alto-falantes, holofotes e lançadores específicos para essas aeronaves.
Para apoiar as operações aéreas, a Polícia Penal ganhou ainda uma van Renault Master adaptada como base móvel para o uso de drones, com internet, pontos de carregamento e estrutura de controle embarcada. De acordo com o diretor Marcos de Paula, “Com a incorporação desses recursos, o Governo do Estado reforça o compromisso com a valorização da Polícia Penal do Paraná, a modernização do sistema prisional e o fortalecimento da segurança pública no Paraná”.
