ANUNCIE-AQUI (1)

VENTOS PODEM PASSAR DE 60 KM/H E COLOCAM LITORAL EM ALERTA

Os ventos fortes são a principal preocupação para esta quarta-feira (10) no litoral do Paraná, com rajadas que podem variar entre 50 km/h e 60 km/h e, pontualmente, chegar a 80 km/h na faixa leste do estado. As rajadas mais intensas são influenciadas por um ciclone no oceano, que mantém o gradiente de pressão elevado e favorece a ventania ao longo do dia, especialmente em áreas costeiras como Pontal do Paraná, Matinhos e Paranaguá.

Com a intensificação dos ventos costeiros, o mar deve ficar agitado e há risco de ressaca, ondas altas e condições perigosas para navegação e atividades em mar aberto. Órgãos como Inmet, Simepar e o governo do Paraná reforçam os avisos de rajadas fortes, que podem causar queda de galhos e árvores, danos em estruturas mais frágeis, transtornos no transporte e risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Diante do cenário de ventania, a orientação é evitar permanecer em áreas abertas durante as rajadas mais fortes, não se abrigar sob árvores e manter atenção redobrada em deslocamentos próximos à orla e em vias com histórico de alagamentos e quedas de objetos. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193, acompanhando também os boletins oficiais ao longo do dia.

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas