Nos Estados Unidos, um homem tetraplégico recuperou os movimentos do corpo graças a microchips com algoritmos de inteligência artificial (IA) implantados em seu cérebro. Essa tecnologia permitiu a reconexão do cérebro com a medula espinhal, possibilitando a transmissão de informações.
O procedimento cirúrgico durou mais de 15 horas e logo após a operação, o paciente, Keith Thomas, conseguiu sentir o toque de sua irmã. Pouco tempo depois, ele também recuperou movimentos e sensações nas mãos, além de sensibilidade nos braços e pulsos.
Um dos especialistas envolvidos no procedimento mostrou-se otimista em relação a ajudar mais pessoas utilizando a IA. Ele acredita que essa tecnologia pode ser aplicada em outras partes do corpo, como membros inferiores e pernas, visando estimular os circuitos danificados e adormecidos na medula espinhal.
Em uma entrevista, Keith Thomas enfatizou que o mais importante para ele é poder recuperar alguma independência após o procedimento. Ele perdeu o movimento do tronco e dos membros após sofrer uma lesão no pescoço durante um mergulho em uma piscina rasa.
Fonte: Pedro Jordão via CNN