Search
Close this search box.
ANUNCIE-AQUI (1)

Táxi voador elétrico deve estrear na Olimpíada de Paris em 2024

O VoloCity tem um alcance de quase 35 km, o que é suficiente para voos de curta distância

Imagem digital do VoloCity via BBC News

Os Jogos Olímpicos de Verão estão programados para ocorrer em Paris no próximo ano. Enquanto atletas do mundo inteiro buscam criar feitos históricos, uma start-up da aviação chamada Volocopter está se destacando, ao anunciar que uma aeronave elétrica de dois lugares chamada VoloCity, estará operando nos céus parisienses em 2024.

Este avanço marcaria o pioneirismo do primeiro serviço de transporte aéreo na Europa a empregar uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (EVTOL). A Volocopter está otimista de que a Agência de Segurança da Aviação Europeia (EASA) concederá a aprovação para a utilização do VoloCity no transporte de passageiros nos próximos meses.

Assim, a empresa estará pronta para oferecer seus serviços durante a realização das Olimpíadas.

“Estamos totalmente preparados para iniciar as operações por volta do meio do próximo ano”, afirma Christian Bauer, o diretor financeiro da empresa alemã.

Conforme os planos da Volocopter, três trajetos irão conectar o centro de Paris a aeroportos e helipontos na cidade. Além disso, a empresa planeja disponibilizar viagens de ida e volta para locais turísticos. Nos anos vindouros, tanto a Volocopter quanto seus competidores terão o desafio de demonstrar a viabilidade do mercado para suas aeronaves.

As baterias surgem como o principal obstáculo. Atualmente, elas são volumosas e caras, o que limita a relação custo-benefício das aeronaves EVTOL em comparação com helicópteros, trens e carros.

O VoloCity tem um alcance de quase 35 km, o que é suficiente para voos de curta distância, mas restrito quando comparado ao alcance de um helicóptero.

Bauer admite o desafio. “O obstáculo atual é a tecnologia das baterias, na qual todos estamos trabalhando no momento.”

Ele acredita que baterias mais avançadas e acessíveis surgirão, permitindo à Volocopter construir aeronaves de maior porte e aptas a oferecer serviços a preços mais competitivos.

Fonte: Ben Morris via BBC News

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas