Search
Close this search box.
ANUNCIE-AQUI (1)

Saiba como surgiu o Centro de Estudos do Mar no litoral paranaense

A equipe científica do CPP-CEM é atualmente composta por 58 professores do quadro permanente da UFPR, sendo a grande maioria doutores

Foto: Reprodução facebook CEM

No início da década de 1980, as raízes do Centro de Estudos do Mar foram estabelecidas por ação de alguns acadêmicos e do então reitor Ocyron Cunha. A Universidade Federal do Paraná lançou-se na iniciativa de construir um centro de pesquisa, originalmente chamado de “Centro de Biologia Marinha”, no balneário de Pontal do Sul, à época, parte integrante do município de Paranaguá.

Em sua fase inicial, o Centro esteve ligado ao Setor de Ciências Biológicas da UFPR, conectado ao Programa Setorial de Recursos do Mar do Ministério da Marinha, e também inserido no emergente Projeto Antártico Brasileiro.

No desdobramento de suas atividades, ainda ao final dos anos 1980, o Centro passou a operar diretamente sob a alçada da Reitoria da Universidade. A evolução culminou em 1992, quando assumiu o nome de “Centro de Estudos do Mar”. Em um estágio posterior, em 1999, com a introdução do curso de graduação em Oceanografia, a estrutura foi subordinada ao Setor de Ciências da Terra.

A sede em Pontal do Sul possui um prédio central de 2000 m2 de área construída, abrigando gabinetes de professores, laboratórios especializados, biblioteca, auditório, laboratórios gerais, salas de administração, etc. Outros três edifícios abrigam salas de aula, laboratórios de ensino e de informática. A frota de pesquisa conta com várias pequenas embarcações e dois barcos de médio porte.

A Biblioteca do CPP-CEM foi criada em 1982, tendo se originado, em grande parte, do acervo particular do falecido bioquímico Prof. Gilberto Vilela. Atualmente faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), contando com pessoal especializado para o atendimento e organização do material.

A equipe científica do CPP-CEM é atualmente composta por 58 professores do quadro permanente da UFPR, sendo a grande maioria doutores que, com graduandos, graduados, mestrandos e doutorandos, são responsáveis pela estruturação dos laboratórios de pesquisa.

O quadro técnico-administrativo é composto por cerca de 39 funcionários concursados da UFPR.

Em 2000, foi fundado o curso de Ciências do Mar do CPP-CEM, que passou para Oceanografia em 2004, antes da formatura da primeira turma. Em 2006, começou a funcionar no CPP-CEM o curso de pós-graduação em sistemas costeiros e oceânicos (PG-SISCO), que atualmente possui o conceito 5 da CAPES. Em 2009, começou a funcionar o segundo curso de graduação (tecnológico) do CPP-CEM, de Aquicultura, que em 2015 entrou em processo de extinção, passando a ser ofertado em nível de Engenharia de Aquicultura.

No ano de 2014, em consonância com o plano de reestruturação e expansão do ensino superior no país e a necessidade de professores na área das ciências exatas, foi instituído o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas ofertado na unidade Mirassol, localizado no Balneário Mirassol, próximo de Praia de Leste.

A unidade Mirassol é composta por salas de aula, salas de professores, laboratórios, biblioteca, entre outros.

Em 2015 dois novos cursos foram implementados no CPP-CEM: Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária, colaborando também com a expansão do Campus.

O CEM abriga atualmente cinco cursos de graduação: Bacharelado em Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, e Licenciatura em Ciências Exatas. Além disso, oferece a Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO).

Fonte: cem.ufpr.br/redes sociais

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas