O segundo domingo de agosto é o dia reservado, no Brasil, para homenagear os pais. A data foi instituída pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, à época, diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo.
Inicialmente, a data escolhida foi 16 de agosto, quando a Igreja Católica celebrava São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus. O dia dedicado ao santo mudou para 26 de julho, por determinação do papa Paulo VI, junto de Santa Ana, mãe de Maria, que virou o Dia dos Avós; mas o oitavo mês do ano fez sucesso entre os comerciantes que ganharam um período para aquecer as vendas.
“O Dia das Mães já existia, então a ideia foi: por que não ter também um Dia dos Pais? E, aqui no Brasil, mais declaradamente, surgiu como uma ideia mercadológica, publicitária mesmo”, explicou Sérgio Dantas, professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Dantas, no entanto, indica outro provável motivo para a manutenção da homenagem em agosto. “Eu acredito que foi estrategicamente escolhido porque o comércio tem datas marcantes. A gente finaliza o ano com o Natal, que é a grande data. Tem depois, no primeiro semestre, o Dia das Mães, que é a segunda maior data de movimento. Logo depois, em junho, tem o Dia dos Namorados. E aí só o Dia das Crianças, em outubro. Acho que a ideia foi tentar espaçar isso ao longo do ano”, aponta. Entre essas datas, o Dia dos Pais foi a última a ser definida.
As especificidades da data escolhida para o Brasil fazem com que o país seja um dos únicos a homenagear os pais em agosto. A data mais disseminada no mundo, reconhecida em pelo menos 70 países, é o terceiro domingo de junho, uma história que começa nos Estados Unidos.
Em 1862, Sonora Luise Smart, filha de um agricultor que serviu na Guerra Civil, desejou honrar seu pai, William Jackson, que havia criado os filhos sozinho, após a morte da esposa. O primeiro reconhecimento oficial ocorreu em 1910, no dia 19 de junho, aniversário do pai de Sonora. A iniciativa ganhou força e, em 1966, o presidente Lyndon Johnson estabeleceu o terceiro domingo de junho como a data oficial nos Estados Unidos.
A influência norte-americana, levou muitos países a adotarem essa data, porém, outras nações como Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras, escolhem celebrar o Dia dos Pais em 19 de março, coincidindo com o Dia de São José.