Na manhã desta sexta-feira, 9 de janeiro de 2026, a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, recebeu duas ambulâncias avançadas destinadas a reforçar o atendimento de urgência e emergência no município. O evento aconteceu na 1ª Regional de Saúde, no bairro João Gualberto.
Segundo o prefeito Adriano Ramos, a chegada das ambulâncias representa um impacto direto na vida das pessoas que mais necessitam de atendimento:
“Ela vai se juntar às outras ambulâncias que já temos e também, claro, mais R$ 3.900.000,00 que já está na conta da Prefeitura para a gente poder renovar a nossa frota. Vamos buscar mais quatro ambulâncias, micro-ônibus e minivans. É um trabalho que a gente vem fazendo de renovação da frota para atender muito bem aqueles pacientes que mais necessitam.”
Ramos destacou ainda a importância da rapidez no atendimento e da estrutura dos veículos:p
“Precisamos que a ambulância chegue mais rápido ao paciente e, além de chegar mais rápido, quando o paciente vai ser atendido, ele tenha toda essa estrutura, esses equipamentos para salvar a vida dele.”
Parceria Estado-Município para o verão
O diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves, ressaltou a importância das ambulâncias durante a alta temporada:
“Paranaguá em nenhum momento ficou descoberto. Podemos dizer que o objetivo é reduzir drasticamente o tempo de atendimento das ocorrências. Isso tudo é um trabalho de rede, envolvendo UPAs, pronto-atendimentos e tendas de reforço em Paranaguá, Matinhos e Pontal, garantindo conforto aos turistas e segurança a todos.”
Cobertura ampliada e atendimento humanizado
O secretário municipal de Saúde, Daniel Fangueiro, explicou que a chegada das ambulâncias representa uma ampliação inédita da frota do município e detalhou a operação:
“Essa ambulância veio especificamente para a operação verão, mas essas ambulâncias ficarão sob os domínios de Paranaguá. Importante falar que são duas ambulâncias de suporte avançado. Paranaguá nunca teve a cobertura de ambulâncias que tem atualmente. São mais de seis ambulâncias em circulação garantindo a proteção da população.”
Ele também ressaltou a qualidade do atendimento e os equipamentos disponíveis:
“Além de garantir segurança aos condutores e funcionários, com certeza proporciona um transporte mais digno no resgate de serviços de urgência e emergência, que também serão utilizados pelo SAMU e para transporte de pacientes para fora do município. A ambulância vem equipada com desfibrilador, respirador, oxigênio e todos os equipamentos necessários para transporte de pacientes graves.”
Próximos investimentos na saúde
Além das duas ambulâncias recebidas, a Prefeitura já planeja ampliar ainda mais a frota:
“Vamos buscar mais quatro ambulâncias, micro-ônibus e minivans. É um trabalho contínuo de renovação da frota para atender melhor a população e garantir segurança no transporte de pacientes”, afirmou o prefeito Adriano Ramos.
