ANUNCIE-AQUI (1)

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano

Líder da Igreja Católica faleceu na manhã desta segunda-feira, 21 de abril

O mundo se despede nesta segunda-feira de um dos líderes religiosos mais influentes da era contemporânea. O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu aos 88 anos na Casa Santa Marta, residência oficial dentro do Vaticano.

O falecimento ocorreu às 7h35 da manhã no horário local (2h35 no horário de Brasília), conforme anunciou o cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja Católica.

Complicações respiratórias agravaram estado de saúde

A informação foi confirmada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Igreja Católica. Segundo comunicado oficial, o pontífice enfrentava complicações de saúde nos últimos meses, especialmente de ordem respiratória. Em fevereiro deste ano, ele ficou internado por 37 dias no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma, após o agravamento de uma bronquite que evoluiu para pneumonia bilateral. Apesar de ter recebido alta no final de março, permaneceu afastado das atividades públicas e seguia em tratamento.

Um pontificado histórico e voltado à justiça social

Papa Francisco fez história ao ser o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o papado, em 13 de março de 2013. Nascido em Buenos Aires, Argentina, ele conduziu a Igreja Católica por mais de uma década, marcando seu pontificado por uma postura voltada à simplicidade, à justiça social e ao diálogo com diferentes culturas e religiões.

Entre os principais marcos de sua liderança estão a encíclica Laudato si’, sobre o cuidado com o meio ambiente, e Fratelli tutti, voltada à fraternidade e à amizade social. Ele também promoveu reformas administrativas no Vaticano e buscou uma Igreja mais próxima dos marginalizados.

Repercussão internacional

A repercussão da morte do pontífice mobilizou líderes políticos e religiosos de todo o mundo. No Brasil, o presidente lamentou a perda e destacou o compromisso do papa com os mais necessitados. Autoridades europeias também expressaram pesar, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Cerimônia fúnebre e próximos passos

O corpo de Papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro, onde fiéis poderão prestar homenagens. A celebração fúnebre ocorrerá na Praça de São Pedro, em Roma. Até o momento, o Vaticano não divulgou a data do conclave que escolherá o próximo pontífice.

Fontes: Sala de Imprensa da Santa Sé, Vaticano

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas