ANUNCIE-AQUI (1)

Obras de R$ 18,4 milhões vão transformar principais vias de Antonina

default

Investimento da Portos do Paraná inclui novo asfalto, calçadas, ciclovia e sinalização. Porto da cidade segue em ritmo acelerado de crescimento.

Começaram nesta segunda-feira (7) as obras de revitalização em dois dos principais acessos de Antonina: a Avenida Conde Matarazzo e a Rua Engenheiro Luiz Augusto Leão da Fonseca. O projeto vai reestruturar 4,6 quilômetros de vias, com previsão de entrega até abril de 2026.

O investimento, de R$ 18,4 milhões, é da empresa pública Portos do Paraná, em parceria com a Prefeitura Municipal. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança para motoristas, pedestres e ciclistas que circulam diariamente pela região — especialmente com o crescimento do Porto de Antonina.

As melhorias vão além do novo pavimento em concreto. O pacote de obras inclui construção de calçadas, instalação de ciclovias, pontos de ônibus, sinalização viária e melhorias no sistema de drenagem pluvial. A obra será acompanhada de perto por técnicos da Portos do Paraná, da Prefeitura e de uma empresa terceirizada.

Segundo o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo, o uso do concreto foi uma escolha estratégica. “É um material mais resistente para o tráfego pesado de caminhões, com mais durabilidade e menos manutenção em comparação ao asfalto”, explica.

Para evitar transtornos à população, a execução será feita com intervenções parciais, como desvios temporários e o sistema de “pare e siga” nos trechos em obras.

A Prefeitura de Antonina elaborou o projeto e acompanhou as análises de solo no início do ano. A avaliação geotécnica serviu para definir as técnicas e materiais mais adequados à região.

Porto de Antonina segue em alta

As melhorias chegam em um momento de crescimento expressivo para o Porto de Antonina. Em 2024, o terminal já movimentou 1,9 milhão de toneladas de cargas — 47% a mais do que no ano passado. Os principais produtos exportados e importados são açúcar (ensacado e a granel) e fertilizantes.

Fonte: Portos do Paraná

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas