Obra prevê 60 MW, ligação direta em 138 kV e entrega em até dois anos
A Portos do Paraná anunciou a construção de uma subestação de energia de R$ 81,3 milhões para ampliar a capacidade elétrica do Porto de Paranaguá. A estrutura terá potência instalada de 60 megawatts (MW) e conexão em 138 quilovolts (kV), aumentando em 12 vezes a disponibilidade atual, que é de 5 MW.
O consórcio ETR venceu a licitação e recebeu a ordem de serviço na segunda-feira (22). A empresa terá dois anos para concluir a obra e entregar a subestação em operação.
A subestação será erguida em área de mais de 800 metros quadrados, no trecho anteriormente ocupado pelo Armazém 10 (AZ-10), entre os Portões 4 e 5. A maior parte do investimento — 71% do total — será usada na compra de equipamentos. A rede de distribuição terá cerca de 7,2 quilômetros de circuitos de média tensão (13,8 kV) subterrâneos ao longo da faixa portuária.
Segundo a Portos do Paraná, a obra vai estruturar o porto pelos próximos 30 anos e suportar expansões futuras, como os píeres em T e em F. A ligação direta com a subestação principal da Copel elimina a necessidade de subestações intermediárias, aumentando a confiabilidade do fornecimento.
Para viabilizar a conexão será preciso adequar a rede elétrica urbana com a instalação de novos postes em aproximadamente quatro quilômetros de vias. A Prefeitura de Paranaguá já autorizou o uso dos espaços públicos necessários, segundo a secretária municipal de Urbanismo, Flávia Hacke, que informou que os trâmites para a expedição da certidão estão em andamento.
A obra também prevê seccionamento da rede elétrica do cais, o que permitirá manutenções e desligamentos localizados sem prejudicar as operações portuárias. “Esse seccionamento permitirá uma manutenção mais eficiente e maior confiabilidade ao sistema. Também teremos um monitoramento mais preciso, possibilitando acompanhar indicadores como consumo, tensão, potência e corrente elétrica”, disse o gerente de Manutenção Geral da Portos do Paraná, Normando Marcondes.
A capacidade da nova subestação equivale ao consumo mensal de aproximadamente 30 mil a 60 mil residências, considerando uma média entre 150 e 250 kWh por residência.
Fonte: Agência Estadual de Notícias
