Search
Close this search box.
ANUNCIE-AQUI (1)

Nova espécie de sapo com 1 cm é descoberta por cientistas em montanhas catarinenses

Pingo-de-ouro-do-tabuleiro é considerado microendêmico, pois só ocorre em topos das montanhas da Serra do Tabuleiro

Foto: Diego José Santana/IMA

No Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, foi descoberta uma nova espécie de anfíbio chamada pingo-de-ouro-do-tabuleiro (Brachycephalus tabuleiro). Este animal tem entre 1 cm e 1,3 cm de tamanho e é considerado microendêmico, ou seja, só é encontrado nos topos das montanhas da Serra do Tabuleiro, não ocorrendo em nenhum outro lugar do mundo. A descoberta foi feita por sete cientistas brasileiros, e publicada em julho na revista científica “Vertebrate Zoology”, liderados pela bióloga Sarah Mângia.

O gênero Brachycephalus abrange sapos muito pequenos, sendo considerados entre os menores vertebrados do planeta, e é encontrado apenas na Mata Atlântica da Bahia até Santa Catarina. Em Santa Catarina, já são conhecidas oito espécies desse gênero, incluindo a nova descoberta. A distribuição dessas espécies ficou restrita às montanhas devido a mudanças climáticas e à formação das rochas, isolando esses animais em pequenos grupos, o que levou à formação de novas espécies.

A descoberta realça a importância das áreas protegidas, como o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, que também abriga outras espécies únicas. Com 84.130 hectares, é a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, administrada pelo governo estadual, através do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), e com cogestão do Instituto Çarakura. Essa descoberta fortalece ainda mais o papel do parque na proteção da biodiversidade e reforça sua relevância como uma das unidades de conservação mais importantes da região.

Fonte: Sofia Mayer via g1 SC

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas