O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta terça-feira (15) o edital que marca o início de um passo importante para o desenvolvimento de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná. O documento trata da contratação de empresa especializada para realizar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), além da elaboração do anteprojeto de engenharia da pavimentação da PR-405 — estrada que liga o município à PR-340. O investimento previsto é de R$ 8.651.916,73.
A licitação será feita na modalidade Concorrência Eletrônica, e as empresas interessadas devem apresentar suas propostas técnicas e de preço por meio do portal Compras.gov. A abertura das propostas está marcada para o dia 11 de junho.
O que será avaliado?
O estudo vai analisar a região de forma detalhada, considerando os impactos da futura obra sobre:
- População local e comunidades tradicionais
- Povos indígenas que vivem ao longo do trecho
- Patrimônio histórico, cultural e arqueológico
- Fauna e flora nativas
- Rios, áreas alagáveis, unidades de conservação e solo
Essas análises vão nortear a melhor forma de execução da obra, buscando minimizar os impactos ambientais e propor soluções sustentáveis.
Pavimentação pode virar estrada-parque
De acordo com o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, o estudo também vai avaliar se a melhor alternativa para o trecho será a pavimentação convencional ou a implantação de uma estrada-parque — modelo que respeita mais a natureza local e pode incluir até mirantes para valorizar o turismo da região.
“É uma modalidade que adapta a rodovia às características naturais do terreno, evitando alterá-lo o máximo possível”, explicou Furiatti.
Último município sem acesso pavimentado
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, destacou a importância da obra:
“Já vamos realizar os primeiros estudos de engenharia da obra, para na sequência, com o EIA/RIMA em mãos, licitarmos a pavimentação da Estrada de Guaraqueçaba, o nosso último município paranaense ainda sem um acesso pavimentado”, afirmou.
Ele também reforçou que o edital atende todas as exigências dos órgãos ambientais, estaduais e federais.
Prazo dos estudos
O prazo para a conclusão do EIA/RIMA e do anteprojeto é de 14 meses, mas esse cronograma pode ser interrompido temporariamente caso seja necessário aguardar análises dos órgãos ambientais ou a emissão de Licença Prévia.
Fonte: AEN