Há algum tempo, Guaratuba entendeu que a educação é a base de uma sociedade próspera e justa, e é preponderante que haja investimento nesse setor fundamental, pois isso é crucial para o desenvolvimento da cidade e, consequentemente, garantir um futuro promissor para suas gerações.
Na cidade do litoral paranaense há constante investimento em infraestrutura de qualidade, recursos pedagógicos, programas educacionais inovadores e formação continuada para os educadores.
Cidadãos bem-educados têm mais chances de encontrar empregos melhores e bem remunerados, o que resulta em aumento da arrecadação de impostos e no desenvolvimento econômico da região. Além disso, uma população educada tende a ter menor índice de criminalidade e a demandar menos recursos públicos em áreas como saúde e assistência social.
Guaratuba cria, constantemente, políticas eficazes e estabelece parcerias com a sociedade civil e o setor privado para garantir que a educação seja uma prioridade absoluta.
Claro que ainda há muito a ser feito, pois, como em uma estrada, onde por mais que ultrapassemos os veículos, sempre haverá muitos outros a serem superados, o sistema educacional gera, continuamente, novos estímulos e ações; o que está bom, deve ser melhorado, e os novos desafios devem continuar a ser suplantados com liderança, competência e maestria.