Uma família, composta por Carlos Marcel do Couto Costa, Camila Negreiros Nanni do Couto Costa e seus dois filhos, Pedro (9 anos) e Catarina (6 anos), realizou um sonho ao percorrer 35 mil km, de caminhonete, em quatro meses. A jornada teve início em Jaguariaíva, nos Campos Gerais do Paraná, e seguiu rumo ao Alasca, o maior e menos povoado estado dos Estados Unidos.
A viagem foi planejada minuciosamente, com investimento financeiro na compra de uma caminhonete nova, devidamente equipada com geladeira, fogão por indução, pia, caixa d’água, sanduicheira, mixer e imersor de frequência para eletrodomésticos, além de artigos para camping. O veículo ganhou o nome de “Fourever Trips”, uma junção das palavras “quatro”, “para sempre” e “viagens”, em inglês.
O caminho escolhido foi baseado na Rota Panamericana, iniciando em Buenos Aires e seguindo até Prudhoe Bay, a última cidade alcançada por estrada. A viagem passou por 15 países, totalizando 27 mil quilômetros rodados até o destino final. Ao alcançar o Alasca, a família explorou as cidades do sul antes de retornar aos Estados Unidos e Canadá de carro. A volta ao Brasil será feita de avião, provavelmente em agosto.
Enfrentando desafios logísticos, como a travessia do Estreito Darién, onde o veículo precisou ser enviado por container devido à densa floresta sem rodovias, a família superou obstáculos e adaptou-se às culturas gastronômicas dos países visitados além de enfrentar estradas com até 4.800 metros de altitude.
O casal, que já havia viajado por vários países anteriormente, sentiu que os filhos estavam preparados para uma jornada mais longa após uma viagem pela Europa em 2022. O planejamento financeiro foi feito ao longo dos anos, e os estudos das crianças foram mantidos durante a aventura, com aulas à distância.
Para garantir a segurança, a família estabeleceu regras, como evitar deslocamentos à noite e optar por hospedagens em hotéis em vez de acampamentos. Com a experiência adquirida, eles já planejam futuras viagens, incluindo explorar a Europa de motorhome e retornar a Ushuaia, desta vez juntos, para completar a jornada pelos extremos das Américas.