A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou uma carga suspeita composta por 145 garrafas de vinho argentino, sendo transportada em dois veículos, na rodovia BR-101, em Joinville (SC). Os condutores dos veículos são da mesma família e negaram qualquer intenção de envolvimento em atividades ilícitas, alegando que a bebida era destinada ao seu consumo pessoal.
Quando questionados pelos agentes da PRF, eles afirmaram que estavam realizando uma viagem de lazer pelo Brasil e reconheciam que a mercadoria estava em situação irregular. As garrafas de vinho foram encaminhadas para um depósito sob a guarda da polícia. Não houve detenção dos motoristas, porém, eles deverão enfrentar possíveis acusações relacionadas ao crime de descaminho.
De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Fazenda, um indivíduo tem permissão para ingressar no país com até 12 litros de bebidas alcoólicas por mês. A operação de apreensão foi conduzida em conjunto com a Receita Federal. O delito de descaminho envolve a entrada ilícita de produtos no país sem o pagamento dos tributos devidos.