ANUNCIE-AQUI (1)

ÁGUIA-NEGRA DE GRANDE PORTE É RESGATADA PELA PATRULHA AMBIENTAL EM ALEXANDRA

Aves de rapina não são comuns na vizinhança, mas uma Águia-Negra debilitada mobilizou a Guarda Civil Municipal no bairro Alexandra, em Paranaguá, e precisou ser resgatada com apoio de órgão ambiental especializado .

Na manhã da última terça-feira (2), por volta das 11h10, a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal foi acionada após um morador encontrar uma ave de grande porte caída em seu terreno, na Rua Savino Tripodi, região do km 18, em Alexandra . A equipe se deslocou até o endereço e confirmou se tratar de uma ave de rapina de grande porte, em situação de aparente fraqueza .

No local, os agentes identificaram o animal como uma Águia-Negra, conhecida popularmente como Gavião-Pega-Macaco, espécie típica de florestas densas, carnívora, que se alimenta de aves, répteis, roedores, morcegos e pequenos primatas, e registrada em diferentes países da América do Sul e também no sul do México . A região do resgate é formada por vegetação de Mata Atlântica e árvores altas, o que favorece o pouso e a passagem de aves migratórias .

Seguindo os protocolos de segurança e bem-estar animal, a equipe acomodou a ave debilitada em uma caixa apropriada para transporte e a encaminhou ao Instituto Água e Terra (IAT), na unidade da Floresta do Palmito, às margens da PR-407, onde o animal foi recebido por um biólogo e passou a ser avaliado e acompanhado por profissionais especializados . A Águia-Negra permanecerá em observação até ter condições de voltar ao habitat natural, enquanto a Guarda Civil Municipal reforça o pedido para que a população acione as equipes sempre que encontrar animais silvestres feridos ou em risco, garantindo segurança tanto para a fauna quanto para os moradores.

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas