O Pátio Público de Triagem do Porto de Paranaguá registrou movimento recorde em 2025, com a passagem de 507.915 caminhões, número 29,5% maior que o de 2024.
O pico aconteceu entre os dias 21 e 22 de julho, quando 2.523 caminhões passaram pelo local em apenas 24 horas, superando o recorde anterior e até a capacidade prevista da unidade.
A maior parte das cargas foi de soja em grão, responsável por mais de 61% dos caminhões que acessaram o pátio. Em seguida aparecem o farelo de soja e o milho. Os meses de março e julho concentraram o maior fluxo.
O acesso dos veículos é controlado pelo sistema Carga Online, que define dia e horário de entrada e ajuda a evitar filas nas rodovias e no entorno do porto.
“Os caminhões têm um horário programado para chegar a Paranaguá, evitando o acúmulo de veículos na região portuária”, afirmou Alessandro Conforto, da Diretoria de Operações Portuárias.
Em 2025, o pátio também teve impacto do aumento do calado operacional, que permitiu maior volume de carga por navio, e passou por operações de fiscalização, com foco em segurança e qualidade dos grãos.
