ANUNCIE-AQUI (1)

ENFERMEIROS GANHAM AUTONOMIA E FILAS DIMINUEM NA SAÚDE DE PARANAGUÁ

A Prefeitura de Paranaguá lançou o projeto “Rotinas Assistenciais em Enfermagem”, que amplia a autonomia dos profissionais de enfermagem nas unidades de saúde do município. A iniciativa, inspirada em protocolos já adotados em capitais como Curitiba e São Paulo, permite que enfermeiros prescrevam alguns medicamentos e renovem receitas vencidas até a nova consulta, garantindo a continuidade do tratamento para pacientes que dependem de medicação contínua.

Um dos pontos centrais do projeto é a chamada Escuta Qualificada. Na chegada à unidade, o paciente passa primeiro por uma consulta de enfermagem, em que o profissional avalia a situação com critérios técnicos. “Muitas situações que buscam atendimento podem ser resolvidas diretamente pelo enfermeiro, que agora tem amparo legal para dar o desfecho adequado”, explica a diretora de Enfermagem da Semsa, Flávia Forigo.

Com a enfermagem absorvendo essas demandas, as consultas médicas ficam concentradas nos casos que realmente precisam de avaliação do médico, o que torna o sistema mais ágil e eficiente. Para garantir segurança e qualidade, os profissionais já participaram de capacitação na Secretaria de Saúde, em um processo de educação continuada conduzido pela diretora de Enfermagem, Flávia Forigo, e pela diretora de Estratégia Saúde da Família (ESF), Josineia Araújo.

A expectativa é que, em pouco tempo, a população perceba postos de saúde mais resolutivos, profissionais valorizados e um tempo de espera menor para atendimento.

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas