A Prefeitura de Paranaguá decretou recesso de fim de ano nas repartições públicas municipais entre os dias 22 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026. Mesmo com a pausa, os serviços essenciais seguem funcionando para garantir atendimento à população e aos turistas que visitam a cidade nesse período.
Ficam em recesso os setores administrativos que não atendem diretamente serviços essenciais, e esses voltam a atender normalmente a partir de 5 de janeiro de 2026. Já os serviços que não podem parar, como segurança pública municipal, coleta de lixo, limpeza urbana, serviços funerários, assistência social, serviços urbanos essenciais e postos de informações turísticas, seguem em funcionamento.
Na área da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e a FASP mantêm atendimento parcial, com foco nos casos mais urgentes. Continuam funcionando a UPA, unidades 24h na Ilha dos Valadares e na Ilha do Mel, além da Farmácia Municipal 24h “Dr. Ivo Petry Maciel” e serviços ligados diretamente à UPA, como laboratório e vigilância epidemiológica.
Os mercados municipais terão horários especiais. O Mercado do Café fica fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro; o Mercado do Peixe “Brasílio Abud” abre nos dias 24 e 31 até meio-dia e fecha em 25 e 1º; já o Mercado Municipal Nilton Abel de Lima funciona até 15h nos dias 24 e 31 e fecha em 25 e 1º, nos demais dias todos operam em horário normal.
O decreto ainda permite que os secretários organizem plantões e convoquem servidores, se necessário, para garantir o atendimento em situações de interesse público. Assim, mesmo em período de recesso e festas, a cidade mantém a estrutura básica em funcionamento para não deixar a população desassistida.
