Em um movimento histórico para a logística do Estado, o Governo do Paraná e a empresa pública Portos do Paraná concluíram a regularização de todas as áreas portuárias destinadas à iniciativa privada e garantiram um pacote de R$ 5,1 bilhões em investimentos, incluindo a concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá.
O anúncio destaca que, além dos valores previstos em contrato para obras, ampliações e modernização das áreas portuárias, a Portos do Paraná ainda recebeu R$ 1,3 bilhão em outorgas, recursos que serão reinvestidos na infraestrutura, ampliando a capacidade e a eficiência do complexo.
Segundo o governador Ratinho Junior, a estatal se tornou a primeira autoridade portuária do País a receber delegação para organizar seus próprios leilões, regularizar 100% das áreas e leiloar o próprio Canal de Acesso, resultado que já se reflete em recordes de movimentação, com mais de 70 milhões de toneladas operadas em 2025.
Entre os principais projetos estão a construção do Píer em “T”, que será um novo corredor de exportações pelo lado leste, o Píer em “F”, que vai conectar terminais do corredor oeste, além da expansão do píer de líquidos, interligando terminais que atuam com esse tipo de carga. Também houve avanço nos arrendamentos de áreas como PAR01, PAR12, PAR32, PAR09 e PAR50, que já recebem obras e melhorias voltadas a celulose, veículos, açúcar e granéis líquidos.
Outro ponto de destaque é o leilão do Canal de Acesso Aquaviário de Paranaguá e Antonina, vencido pelo Consórcio Canal da Galheta Dragagem, que assumirá a ampliação, manutenção e exploração do canal por 25 anos, com aprofundamento do calado de 13,3 para 15,5 metros e redução de 12,63% na tarifa cobrada dos navios. Com isso, o porto passa a receber embarcações maiores e mais carregadas, aumentando a competitividade do Paraná no comércio exterior.
