ANUNCIE-AQUI (1)

MOSTRA INDÍGENA VAI TOMAR CONTA DE PARANAGUÁ COM CULTURA MBYA-GUARANI

Paranaguá recebe entre os dias 19 e 21 de dezembro a Mostra e Feira de Artes Indígenas – “Caminhos das Plumas e Miçangas: Memória Ancestral”, um evento gratuito que celebra a cultura Mbya-Guarani no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

Idealizada pela cacique Juliana Kerexu, da aldeia Tekoa Takuaty, na Ilha da Cotinga, a mostra valoriza os saberes tradicionais indígenas, com destaque para as técnicas artesanais com plumas e miçangas, repassadas de geração em geração.

A abertura será no dia 19 de dezembro, às 14h, com roda de conversa com a cacique Kerexu e apresentação do Coral Nhe’e Porã, formado por indígenas da aldeia, que levam ao público cantos tradicionais que reforçam espiritualidade, memória e ancestralidade.

Nos dias 20 e 21, das 10h às 20h, o público poderá visitar a exposição e a feira de artesanato, com peças únicas produzidas por artesãs indígenas, que além de carregarem identidade e simbolismo, também ajudam na geração de renda para a comunidade.

O evento ainda propõe espaços de diálogo, combate ao preconceito e aproximação entre moradores da cidade e os povos originários, incentivando o respeito, a valorização da cultura indígena e a compra de presentes de Natal com significado cultural e social. Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá; entrada gratuita.

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas