Porto no litoral de Paranaguá lidera o avanço do transporte de cargas no Sul em 2025
O Porto de Paranaguá está roubando a cena em 2025, batendo recordes e consolidando sua posição estratégica para o escoamento agrícola e industrial do Brasil. Só neste terceiro trimestre, Paranaguá movimentou 19,1 milhões de toneladas, sendo novamente o porto público que mais cresceu na região Sul. O resultado marca o protagonismo do litoral paranaense na retomada logística do país, especialmente após os desafios climáticos enfrentados em 2024.
Um dos grandes saltos está na movimentação de contêineres, que subiu mais de 60%. Essa evolução traz tecnologia e valor agregado ao transporte, elevando a capacidade de exportação de produtos industrializados e melhorando toda a cadeia logística local.
As exportações seguem em ritmo acelerado, com grande destaque para o milho, principal responsável pelo crescimento do setor. De janeiro a setembro, o embarque do grão aumentou mais de 280%, comprovando que Paranaguá é porta de saída para a produção nacional. O terminal conta com o maior pátio de contêineres refrigerados da América do Sul, além de ser o principal concentrador de linhas marítimas do Brasil, com 23 serviços internacionais conectados.
A importação de adubos e fertilizantes não ficou para trás — já são quase 6 milhões de toneladas recebidas, preparando o agro para outra safra forte. E não para por aí: o porto se prepara para chegar à marca de um novo recorde até o fim do ano, totalizando mais de 70 milhões de toneladas movimentadas.brasil61+2
O desempenho extraordinário de Paranaguá mostra como a infraestrutura pública é essencial para exportar, abastecer o mercado interno e conectar o Brasil ao mundo.
