ANUNCIE-AQUI (1)

BOLSONARO É PRESO NA MANHÃ DESTE SÁBADO

Jardim Botânico – Prisão preventiva foi decretada após filho do ex-presidente convocar vigília em frente ao condomínio

A Polícia Federal prendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro em sua casa, em Brasília, na manhã deste sábado (22). A operação aconteceu de forma rápida e discreta, com agentes chegando ao condomínio onde ele mora, no Jardim Botânico, ainda nas primeiras horas do dia.

Viaturas descaracterizadas chegaram à residência do ex-mandatário por volta das 6h. Cerca de 20 minutos depois, Bolsonaro já estava sendo conduzido para a Superintendência da Polícia Federal. Ele desembarcou no local por volta das 6h35.

O que motivou a prisão

A prisão foi solicitada pela própria Polícia Federal e autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Diferente do que muitos podem imaginar, a prisão de hoje é uma medida preventiva e ainda não houve execução da pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.

O estopim para a decisão foi um evento marcado para a noite deste sábado. De acordo com fontes da Polícia Federal, uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro em frente ao condomínio do ex-presidente teria levado ao pedido de prisão preventiva. A corporação avaliou que o ato poderia representar risco à ordem pública e à segurança.

Como foi a prisão

Segundo aliados, Bolsonaro estava soluçando, mas sereno quando foi preso. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não estava em casa no momento da detenção.

Após chegar à sede da PF, Bolsonaro foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, procedimento padrão em casos de prisão.

Onde ele vai ficar

O ex-presidente deve ficar em uma cela especial temporária preparada para a custódia de autoridades no Distrito Federal. O espaço fica no andar térreo da Superintendência da PF, no Setor Policial de Brasília.

O ambiente é uma sala adaptada, semelhante ao espaço que abrigou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2018 e 2019, em Curitiba. O local conta com uma mesa, cadeira, cama e banheiro privativo.

Contexto da prisão domiciliar anterior

A decisão ocorreu após a Justiça converter o regime domiciliar, que ele cumpria desde 4 de agosto, em prisão preventiva. Desde agosto, Bolsonaro estava em casa com tornozeleira eletrônica, proibido de usar redes sociais e de sair de casa à noite e nos fins de semana.

E agora?

A defesa do ex-presidente ainda não se manifestou oficialmente sobre a prisão. O processo segue sob sigilo, e novos desdobramentos devem ser divulgados ao longo do dia. A prisão preventiva permanece enquanto a Justiça avalia os próximos passos do caso.

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas