O Sindicato dos Estivadores de Paranaguá terá mais quatro anos sob a liderança de João Fernando da Luz, o Nando, reeleito no dia 27 de julho com 341 votos entre os 732 trabalhadores que compareceram às urnas. Ao todo, 844 estivadores estavam aptos a votar.
A cerimônia de posse aconteceu na noite de sexta-feira (12), na Casa de Eventos Coliseu, no bairro Jardim Guaraituba, e contou com a presença do prefeito Adriano Ramos, do chefe de governo André Ferruci, do secretário de Urbanismo Luiz Augusto Pellegrinni de Carvalho e do secretário de Trabalho e Inovação Cleverson dos Santos Ferreira.
Em seu discurso, Nando destacou que a principal luta da nova gestão será contra o Projeto de Lei 733/2025, que pretende alterar o Marco Legal Portuário. Para a categoria, a proposta pode precarizar as relações de trabalho e enfraquecer o sistema que garante a exclusividade da contratação de avulsos via OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra).
“Estamos diante de um enorme desafio, que é o PL 733. Mas com união da comunidade portuária e apoio que temos recebido, inclusive em Brasília e do prefeito Adriano Ramos, tenho certeza de que vamos defender os direitos dos trabalhadores”, afirmou.
Segundo ele, a diretoria seguirá praticamente a mesma da última gestão, agora formada por 15 membros, reconhecidos pela dedicação à categoria.

