As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, chegaram a 55,7% de execução. A atualização consta no novo relatório divulgado pelo Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, que detalha os avanços estruturais desde o marco simbólico de 50%.
Entre os números que impressionam está o uso de 250 toneladas de gelo durante a concretagem — técnica utilizada para controlar a temperatura durante a hidratação do cimento. Já foram aplicadas 2,5 mil toneladas de aço e 17 mil metros cúbicos de concreto. A ponte, quando concluída, terá utilizado cerca de 10 mil toneladas de aço, o equivalente ao peso da Torre Eiffel.
No mês de abril, houve avanços importantes, como a execução das estacas do trecho pré-moldado, lançamento de vigas longarinas, construção de travessas, aduelas e lajes. Ao todo, estão previstas 64 estacas: 24 no trecho estaiado e 40 no pré-moldado.
Na superestrutura, já foram fabricadas 81 vigas longarinas, com 65 delas lançadas. Além disso, continuam os trabalhos com as chamadas pré-lajes, que receberão a camada final da pista.
Trecho estaiado – A mesoestrutura das torres principais já está finalizada. Foi concluída a aduela de partida do apoio 04, dividida em três etapas de concretagem, e iniciada a armação da aduela do apoio 05.
Acessos – Do lado de Guaratuba, seguem os trabalhos com solo grampeado e escavações para reduzir a rampa do morro. Em Matinhos, foi finalizado o desvio provisório que coincidirá com o futuro acesso a Cabaraquara.
Investimento – A obra representa um investimento de mais de R$ 215 milhões. A entrega está prevista para abril de 2026.
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, ciclovia e calçadas. Para acompanhar a construção em tempo real, acesse o site oficial do projeto.
Fonte: AEN