O Paraná continua a se destacar nacionalmente no ranking de cidades inteligentes do Connected Smart Cities, uma avaliação abrangente que considera todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. O ranking contém 74 indicadores distribuídos em diversos eixos, como Inovação e Tecnologia, Mobilidade, Meio Ambiente, Empreendedorismo, Educação, Energia, Governança, Urbanismo, Saúde, Segurança e Economia.
Dez cidades do Paraná conquistaram posições entre as 100 melhores do ranking geral, em um levantamento que avaliou um total de 656 municípios. Curitiba ficou em 2º lugar, enquanto Londrina ficou na 19ª posição, ambas no seleto grupo das 20 melhores cidades inteligentes do país. Vale mencionar que o estado de São Paulo é o único que supera o Paraná em número de cidades nesse grupo.
Além disso, outras cidades paranaenses também se destacaram, a saber: Pato Branco (34º), Maringá (43º), Pinhais (48º), Ponta Grossa (55º), Cascavel (56º), Foz do Iguaçu (82º), Apucarana (86º) e São José dos Pinhais (95º).
Curitiba se destaca em vários indicadores, liderando o eixo Governança, especialmente no atendimento ao cidadão via aplicativos e com uma nota alta (9,6) na Escala Brasil Transparente. Além disso, a cidade é referência em Inovação e Tecnologia, liderando no Sul do país, e em Empreendedorismo, com conexões de alta velocidade (345,4 mbps) e cobertura 5G para todos os moradores, além de sete incubadoras de empresas e dois parques tecnológicos.
Pato Branco se destacou nacionalmente em Inovação e Tecnologia entre cidades de 50 a 100 mil habitantes e liderou o quesito Educação na região Sul.
Londrina conquistou a sexta posição e liderou na região Sul em Urbanismo, com serviços online como emissão de alvará e cadastro imobiliário informatizado. Em Mobilidade, Pinhais, Maringá e Curitiba se destacaram entre os 25 melhores indicadores do Brasil.
No indicador Meio Ambiente, o Paraná tem três cidades no top 10, com Pinhais em 3º, Francisco Beltrão em 5º e Curitiba em 9º. Francisco Beltrão é a cidade de menor porte no Brasil a liderar nesse aspecto, com destaque para abastecimento de água, coleta de resíduos e reciclagem.
Fonte: AENPR