De acordo com o informe desta segunda-feira (4), por volta das 14h30 do último sábado (2), na BR-277, próximo ao quilômetro 136, em Balsa Nova (PR), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um grave acidente em que vários veículos colidiram em uma extensão de aproximadamente 600 metros. Havia, no momento, condições climáticas desfavoráveis, com chuva e formação de neblina. O congestionamento após o acidente, chegou a atingir cerca de 15 quilômetros.
De acordo com informações preliminares, a ocorrência teve início com uma colisão traseira envolvendo um automóvel e um caminhão, desencadeando uma série de colisões subsequentes devido à visibilidade prejudicada pelas condições climáticas adversas. Duas das colisões resultaram em incêndios em caminhões, embora não tenha havido vítimas relacionadas ao fogo.
A rodovia no sentido Ponta Grossa permaneceu completamente interditada desde o início do acidente, sendo liberada após mais de 24 horas, no domingo (3), por volta das 16 horas. No sentido Curitiba, não houve interdição completa, mas em certos momentos, foi implementado um sistema de controle de tráfego pare-e-siga para aliviar o congestionamento causado pela interdição parcial. PRF, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, IML, DER e Guarda Municipal de Campo Largo, prestaram atendimento em turnos durante mais de 24 horas.
O Corpo de Bombeiros atendeu 11 vítimas feridas em estados moderado e grave, que foram encaminhadas aos hospitais Evangélico e do Trabalhador, em Curitiba, e à Santa Casa de Palmeira. Cinco óbitos foram confirmados pelo Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba, onde os corpos foram encaminhados.
A PRF recolheu nove veículos acidentados ao pátio conveniado, enquanto os demais foram entregues aos condutores ou responsáveis no local do acidente. As causas do acidente e outras informações serão divulgadas após a conclusão do laudo da PRF e da perícia da Polícia Científica. Qualquer testemunha que tenha presenciado os momentos iniciais da ocorrência e possa ajudar nas investigações pode entrar em contato com a Delegacia de Polícia Civil em Campo Largo.