Search
Close this search box.
ANUNCIE-AQUI (1)

Oito aves silvestres criadas clandestinamente são resgatadas no noroeste do Paraná

As oito iraúnas-grande, os dois papagaios e o canário-da-terra-verdadeiro foram encaminhados para um viveiro do instituto para iniciar o processo de readaptação

Foto: IAT

O Setor de Fiscalização do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama, resgatou 11 aves silvestres de um criador ilegal em Iporã, noroeste paranaense. O responsável foi multado em R$ 5,5 mil devido a cadastro irregular junto ao órgão ambiental. As aves: oito iraúnas-grande, dois papagaios e um canário-da-terra-verdadeiro, foram levadas para um viveiro do instituto para readaptação e posterior soltura na natureza.

O IAT, ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), é encarregado da preservação da fauna paranaense. Desde 2011, em cooperação com municípios, o instituto administra a gestão e controle de fauna silvestre em cativeiro, também auxiliando em ações de fiscalização, apreensão, reabilitação e monitoramento de espécies afetadas pelo comércio ilegal, tráfico, cativeiro irregular e maus-tratos. Seu objetivo inclui a conservação da fauna em seu habitat natural.

Conforme o artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998), é proibido caçar, capturar ou usar animais da fauna silvestre sem permissão da autoridade competente, resultando em pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa.

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas