Search
Close this search box.
ANUNCIE-AQUI (1)

No Brasil há 386 pessoas aguardando transplante de coração e caso de Faustão pode ser prioridade

O coração, depois de ser removido do doador, tem prazo de quatro horas para ser implantado no receptor, pois depois desse prazo começa a se deteriorar

Foto: O Fuxico

O estado de saúde de Fausto Silva, o Faustão, o coloca como prioridade na lista de espera por um transplante de coração, de acordo com um especialista. O apresentador está hospitalizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 5 de agosto, recebendo tratamento para insuficiência cardíaca e diálise, enquanto aguarda um novo coração.

Atualmente, há 386 pessoas aguardando pelo órgão no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados em 16 de agosto. A fila de transplantes no país é gerenciada pelo Sistema Nacional de Transplantes e é única para todos os pacientes.

Os critérios para a priorização envolvem colocar informações detalhadas sobre a gravidade do paciente no sistema de transplantes. Dados laboratoriais são utilizados para demonstrar a urgência da situação e garantir que pacientes mais graves sejam atendidos primeiro.

O Brasil possui um extenso programa público de transplante de órgãos, tecidos e células, operado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O país ocupa a segunda posição em relação ao número de transplantes realizados, com o rim sendo o órgão mais aguardado com 36.690 pessoas na fila de espera. A córnea está em segundo lugar, com 25.689, e o fígado na sequência, com 2.253. O coração, caso do apresentador Fausto Silva, está em 5º lugar.

De apenas uma pessoa podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com isso, inúmeras pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador.

No caso de doador vivo podem ser obtidos um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões.

O coração, depois de ser removido do doador, tem prazo de quatro horas para ser implantado no receptor, pois depois desse prazo começa a se deteriorar.

A prevenção da insuficiência cardíaca e a necessidade de transplante podem ser evitadas por meio de cuidados básicos de saúde, como monitoramento regular da pressão arterial, controle do colesterol, abandono do tabagismo e adoção de um estilo de vida saudável.

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas