Search
Close this search box.
ANUNCIE-AQUI (1)

Confirmado mais um caso de gripe aviária no litoral paranaense

O litoral do Paraná passa a ter 10 casos confirmados de gripe aviária, todos em aves silvestres migratórias

Foto: Wiki Aves

Mais um caso de gripe aviária foi confirmado em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, que passa a contar com três infecções catalogadas, todas em aves da espécie trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus).

Ao todo, o Paraná já registrou dez casos de gripe aviária, todos em aves silvestres migratórias de vida livre e no litoral: três em Guaraqueçaba, três em Pontal do Paraná, dois em Guaratuba, um em Antonina e um em Paranaguá (Ilha do Mel).

As aves contaminadas são das espécies trinta-réis-de-bando (5), trinta-réis-real (4) e gaivota-maria-velha (1). Todos os casos são classificados como “focos encerrados” pelo Ministério de Agricultura e Pecuária, que faz o controle da doença

O Paraná está em emergência zoosanitária desde o dia 25 de julho. Desde o dia 26 de junho, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou uma portaria proibindo a movimentação de aves do Litoral para as demais regiões do Estado.

A infecção pelo vírus em aves silvestres não altera o status sanitário do Paraná como livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) por não ter afetado nenhuma ave de criação.

Em todo o Brasil, foram 79 focos confirmados, 77 em aves silvestres e 2 em aves de subsistência. Há ainda 10 investigações em andamento.

Compartilhe esta notícia:

Notícias Relacionadas