Ampliação começa em 29 de junho; municípios definirão estratégias de aplicação
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) decidiram abrir a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira, 29 de junho. A medida foi formalizada pela Deliberação CIB/PR nº 273/2026.
A ampliação vale para quem tem seis meses ou mais de idade. Segundo a secretaria, a mudança considera a sazonalidade do vírus influenza e a cobertura já alcançada entre os grupos prioritários. Cada município organizará suas próprias estratégias de vacinação conforme a realidade local.
Até o momento, o Paraná havia incluído 4.815.445 pessoas no público-alvo. Foram recebidas e distribuídas 4.249.780 doses, e 2.258.571 foram aplicadas. O Estado ocupa o 5º lugar em número absoluto de doses aplicadas entre as unidades federativas.
A secretaria chama atenção para os grupos prioritários: crianças, idosos, gestantes e profissionais de saúde continuam sendo os mais vulneráveis e devem procurar a vacina. A meta é vacinar 90% desse público, o que representa 2.960.260 pessoas no Paraná.
Entre os prioritários, as gestantes têm a maior cobertura até agora, com 63,56%, seguidas pelos idosos (49,32%) e crianças de seis meses a menores de seis anos (39,34%). A Sesa destaca que a vacina protege contra casos mais graves da doença, especialmente importante com a chegada do inverno.
O último Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios, divulgado pela Sesa em 10 de junho, registrou 10.119 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Paraná, com 441 óbitos. Destes, 1.535 casos e 88 mortes foram atribuídos à influenza.
A vacina é gratuita e estará disponível em mais de 1,8 mil salas de vacinação espalhadas pelo Estado. Além dos grupos prioritários, também fazem parte do público-alvo profissionais de saúde, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, forças de segurança, trabalhadores do transporte, portuários, internos do sistema prisional e jovens sob medidas socioeducativas, entre outros.
O secretário estadual da Saúde, César Neves, afirmou: “A ampliação da vacinação permitirá que mais paranaenses estejam protegidos neste período de maior circulação dos vírus respiratórios. Mas reforçamos o chamado aos grupos prioritários, especialmente crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde, que continuam sendo os mais vulneráveis às complicações da gripe.”
Fonte: Agência Estadual de Notícias
