Veículos terão ar‑condicionado, wi‑fi, tomadas USB, câmeras integradas e recursos de acessibilidade
A Prefeitura de Paranaguá apresentou na manhã desta segunda‑feira (22) o primeiro ônibus‑modelo dos 40 que vão renovar a frota do transporte coletivo da cidade. O veículo foi mostrado em frente ao Palácio São José, sede do Executivo Municipal.
A cerimônia teve a presença do prefeito Adriano Ramos, da vice‑prefeita Fabiana Parro, do presidente da Câmara Adalberto Araújo, do gerente da Viação Rocio Marcelo Chamberlain, secretários municipais, vereadores e outras autoridades.
O prefeito Adriano Ramos disse que a renovação cumpre um compromisso de campanha e destacou as melhorias. “Durante todos esses anos de 2013 a 2026, vocês não imaginam o que nós passamos para chegar até aqui. Quando assumimos o compromisso de trazer ônibus novos, com ar‑condicionado, wi‑fi gratuito, tomadas para carregar celular e câmeras de segurança conectadas à Muralha Digital, diziam que era impossível. Mas, nós sabíamos que era possível oferecer o melhor para a nossa população”.
Ramos afirmou ainda que Paranaguá passa a contar com uma das frotas mais modernas do país. “O tempo de oferecer sucata para o nosso povo acabou. Paranaguá merece o que há de melhor. O transporte coletivo que está sendo apresentado hoje é referência nacional e contará com 40 novos ônibus para atender a população”.
A vice‑prefeita Fabiana Parro falou sobre segurança e inclusão. “Muitas mulheres me procuraram durante a campanha relatando medo de utilizar o transporte coletivo, principalmente à noite. Hoje, os ônibus terão câmeras conectadas à Muralha Digital, trazendo mais segurança para toda a população”.
Sobre acessibilidade, Fabiana disse: “Os novos veículos foram pensados para garantir acessibilidade. Quem precisar utilizar cão‑guia terá espaço adequado. É um transporte pensado para atender todos os cidadãos”.
O presidente da Câmara, Adalberto Araújo, classificou a renovação como uma conquista histórica e garantiu fiscalização. “É uma conquista importante e histórica para a cidade. A Câmara continuará fiscalizando para que o contrato seja cumprido, garantindo a manutenção dos ônibus novos, dos horários e das rotas, sempre em benefício da população”.
A secretária de Fiscalização das Concessões e Contratos (Semfisc), Isabele Gonçalves Figueira Campos, afirmou que a exigência pela renovação da frota foi condição para a continuidade do contrato com a concessionária. “Identificamos que a frota estava extremamente precária e exigimos a renovação como condição para a continuidade do contrato. Caso não houvesse o cumprimento dessa exigência, o contrato poderia ser rescindido”. Ela informou que o ônibus apresentado será usado em testes e no treinamento dos motoristas e que “até o dia 10 de julho, todos os 40 novos ônibus deverão estar em circulação”.
A secretária de Serviços Urbanos, Chris Rosa, explicou que a aquisição foi resultado de meses de estudo técnico. “Nossa equipe analisou minuciosamente diversos aspectos, como capacidade de passageiros, conforto e acessibilidade. O resultado é um veículo moderno, equipado com wi‑fi, ar‑condicionado e tomadas USB, exatamente o que a população merece”.
Marcelo Chamberlain, gerente da Viação Rocio, disse que os 40 ônibus representam mais de 80% da renovação da frota municipal. “Esse é o primeiro ônibus a chegar em Paranaguá. Os demais ainda estão vindo da fábrica. Agora, iniciamos a fase de emplacamento e instalação dos equipamentos tecnológicos, como wi‑fi e integração das câmeras com a Muralha Digital”. Ele acrescentou que os motoristas receberão treinamento específico da Mercedes‑Benz para operar os sistemas eletrônicos e o elevador elétrico de acessibilidade.
A assessora de Comunicação da Prefeitura, Ana Flávia Ferreira Costa, responsável pela identidade visual, comentou a satisfação com o projeto finalizado. “Pensamos em destacar a marca do programa Transporte Para Todos e também os elementos de acessibilidade presentes nos novos veículos. É gratificante ver esse trabalho ganhar as ruas da cidade onde nasci”.
Imagem: Prefeitura de Paranaguá
