O motivo exato da escolha do dia 7 de julho para celebrar o Dia Internacional do Chocolate é desconhecido, mas acredita-se que esteja relacionado à introdução da iguaria na Europa no século XV. Anteriormente, o chocolate era conhecido e utilizado apenas pelas civilizações maias e astecas nas Américas.
No passado, tomar chocolate quente tornou-se um símbolo de status entre a aristocracia europeia, e seu consumo popularizou-se durante a Revolução Industrial.
Além do Dia Internacional do Chocolate, algumas pessoas também comemoram o Dia do Cacau em 26 de março, uma vez que essa fruta é a principal matéria-prima para a produção desse delicioso produto.
Quando consumido com moderação, principalmente o chocolate amargo ou meio amargo, o chocolate apresenta diversos benefícios para a saúde, como alívio do estresse, combate à ansiedade, melhora do raciocínio, aumento do humor devido à liberação de serotonina, fornecimento de energia ao organismo e combate à hipertensão e depressão.
Nos Estados Unidos, o Dia Internacional do Chocolate também é celebrado em 13 de setembro.
Curiosidades sobre o chocolate incluem o fato de que o chocolate branco não é considerado chocolate de verdade, pois consiste em uma mistura de manteiga de cacau, açúcar e leite. O chocolate diet não é recomendado para dietas em geral, mas sim para pessoas com diabetes, pois possui baixo teor de açúcar. Os brasileiros consomem, em média, 2,5 quilos de chocolate por ano, colocando o país entre os maiores mercados consumidores desse produto no mundo.